Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.19177/memorare.v7e120205-26Palavras-chave:
Ensino de Química, História em Quadrinho, LinguagemResumo
Usufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
01-05-2020
Edição
Seção
Artigos Dossiê