Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior

Autores

  • José Osvaldo Silva Cunha Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v7e120205-26

Palavras-chave:

Ensino de Química, História em Quadrinho, Linguagem

Resumo

Usufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

01-05-2020