Os quadrinhos italianos pós-77 e o povo porvir: Ranxerox e Squeak the Mouse

Autores/as

  • Alexandre Linck Vargas Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Ciro Inácio Marcondes Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v6e22019185-202

Palabras clave:

Quadrinhos italianos, Povo, Regimes da arte

Resumen

Os quadrinhos italianos, a partir do movimento de 77, são marcados pelas experiências das revistas Cannibale e Frigidaire. Criadas por Stefano Tamburini, é nelas que histórias em quadrinhos como RanXerox, de Tamburini e Tanino Liberatore, e Squeak the Mouse, de Massimo Mattioli, são publicadas. Não só esteticamente ligadas às revoltas de 1977, assim como ao seu fracasso revolucionário, essas HQs problematizam o estatuto da modernidade dos quadrinhos, dialogando com as vanguardas artísticas e, ao mesmo passo, instaurando um tempo distinto aos regimes da arte.  Busca-se, portanto, investigar estética e narrativamente nesses quadrinhos italianos pós-77 sua potência mítica, temporalidades heterogêneas e apelo a um povo porvir.

Publicado

2019-12-20