Ver tv sem tv: mídias digitais, internet e múltiplas telas

Autores

  • Gabriela Sanseverino Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v5e32018202-230

Palavras-chave:

televisão, seriados, múltiplas telas

Resumo

Trata-se das práticas de assistir à TV que se transformam com as mídias digitais e a internet, tendo em vista as narrativas ficcionais seriadas. Em um cenário em que os conteúdos se descolam dos aparelhos tradicionais e são acessados em diferentes dispositivos, identificam-se modalidades contemporâneas de consumo de seriados analisando e discutindo como estas são reinventadas, em uma abordagem de caráter exploratório. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da documental, bem como do levantamento de dados de consumo obtidos por meio de questionário eletrônico. Observa-se que o conteúdo se descola do aparelho de televisão e pode se tornar também móvel, com dispositivos portáteis, e dotado de uma temporalidade fluída – ver a qualquer hora, podendo pausar e continuar em outro momento. As práticas se reinventam e se renovam com o passar do tempo e a criação de uma nova forma de fruição do conteúdo televisivo não significa a eliminação de outra: elas convivem e não se substituem, mas se articulam e se influenciam.

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Publicado

18-12-2018