Old is cool: nostalgia “oitentista” e a memória do público jovem sobre a série Stranger Things da Netflix

Autores

  • Mario Abel Bressan Júnior Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Leonardo Alexsander Lessa Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v5e32018125-153

Palavras-chave:

Comunicação, Memória, Afetiva

Resumo

A série Stranger Things, da Netflix, é famosa por sua temática voltada para a década de 1980, desde sua ambientação até a trilha sonora, figurino e elenco, além de incontáveis referências a filmes clássicos. Apesar disso, grande parte do público da série é composta por crianças, adolescentes e jovens adultos. Com isso, o objetivo deste artigo é investigar a popularidade da série entre um público que não vivenciou os anos 80, analisando como a memória e a nostalgia criadas por elementos da década de 1980 podem proporcionar satisfação e prazer aos jovens que assistem à série Stranger Things. A metodologia utilizada terá finalidade exploratória e, além do estudo bibliográfico, apresentará uma pesquisa qualitativa de descrição, através da técnica da história oral, bem como, por fim, análise de conteúdo. Os resultados mostram tendências inovadoras no consumo de produções audiovisuais entre as novas gerações, além de apresentar a memória coletiva e herdada como explicação para que jovens espectadores sintam nostalgia pelos elementos “oitentistas” representados na série.

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Publicado

18-12-2018