TV social, experiências compartilhadas e estratégias de transmidiação na minissérie Justiça
DOI:
https://doi.org/10.19177/memorare.v5e32018101-124Keywords:
Televisão, Transmídia, TV socialAbstract
ste artigo discute as estratégias conversacionais propostas pela Rede Globo, por meio da minissérie Justiça, para ilustrar como as novas formas de consumo da TV promoveram a configuração de um novo estatuto para a televisão. O objetivo é mostrar que as mudanças empreendidas estão centradas na convergência com outros meios, promovendo a construção de laços sociais e compartilhamento de experiências entre espectadores como uma maneira de impulsionar/validar a grade de programação. Parte de uma revisão bibliográfica para localizar historicamente dois conceitos fundamentais na compreensão desse fenômeno: a transmidiação e a TV social. A análise então apresenta as estratégias de TV social empregadas em Justiça, mapeadas por meio da observação sistemática dos perfis da Globo em ambientes digitais. Por fim, o trabalho busca entender como a televisão incorporou novas tendências para atender às demandas de participação e da convergência de conteúdos.Downloads
Published
2018-12-18
Issue
Section
Artigos Dossiê