Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
DOI:
https://doi.org/10.19177/memorare.v5e1201842-61Palavras-chave:
Redação Acadêmica, Análise Sociorretórica, ResumosResumo
Analisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas.