Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da XI JUNIC e do XI seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016

Autores

  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Helena Liberato Pereira Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v5e1201842-61

Palavras-chave:

Redação Acadêmica, Análise Sociorretórica, Resumos

Resumo

Analisamos nesta pesquisa a estrutura sociorretórica de 152 resumos de comunicações científicas da edição de 2016 da XI Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) e do XI Seminário de Pesquisa realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Para dar conta dessa demanda, adaptamos o quadro de estratégias e movimentos retóricos de Motta-Roth e Hendges. Os resultados sugerem que os resumos, em geral, contêm movimentos e estratégias adequados. Todavia, entre outras questões, os resumos tendem a situar temas de pesquisa sem contextualizá-los com pesquisas prévias e a apresentar conclusões sem fundamentá-las em evidências ou contextualizá-las com a literatura, analisar suas limitações ou sugerir recomendações a partir delas.

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Publicado

10-05-2018

Edição

Seção

Artigos