Ações de educação patrimonial em Ouro Preto – relato de experiência

Autores

  • Simone Monteiro Silvestre Fernandes Escritório Técnico de Ouro Preto/Superintendência de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v4e1201769-92

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Educação, Conjuntos urbanos tombados, Ouro Preto.

Resumo

Este artigo apresenta parte das considerações levantadas pela autora no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado do “Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN - PEP/MP”, cujo estudo teve como foco suasinquietações e observações como historiadora, atuando na área educativa do Escritório Técnico de Ouro Preto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através da Casa do Patrimônio de Ouro Preto. O “Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania” foi uma das atividades desenvolvidas e objeto desta discussão. Este programa foi pensado para melhorar a relação entre o cidadão e o órgão federal preservacionista, a cidade e sua preservação.Para análise crítica das atividades realizadas pela Casa do Patrimônio, também foram levantadas questões sobre ações educativas da década de 1980, desenvolvidas em Ouro Preto.

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Publicado

27-06-2017

Edição

Seção

Artigos