Reflexões sobre a produção de sentidos em sala de aula por meio da percepção estética do sujeito-aluno

Autores

  • Camila Borges dos Anjos UFRGS
  • Suelen Francez Machado Luciano Unisul/Senac

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v3e2201695-104

Palavras-chave:

Educação, Estética., Produção de sentidos.

Resumo

Este ensaio bibliográfico reflete sobre a produção de sentidos no ambiente escolar, como um trabalho de interpretação, à luz de teorias estéticas que permitem a construção de novos olhares a partir de variadas leituras de mundo. Assim, verifica-se como o ensino voltado para a multiplicidade de sentidos, percepção, olhar sensível e apreciação vêm contribuir para a ampliação do repertório do aluno ao dar abertura para a reflexão crítica. Para tanto, apresenta-se uma nova abordagem de ensino, que difere da concepção mecanicista, de decifração ou decodificação, ao permitir a vivência de novas práticas e experiências que escapam do sentido literal ao debruçarem-se sobre uma gama de significados que conferem ao aluno o caráter de autor. Nesse processo, em meio a tantos sentidos, ele é capaz de constituir sua própria fala, proferindo um discurso “seu” que é também do outro, mas que não interfere em seu dizer, porque é nesta soma de muitas vozes que sua fala configura um trabalho de interpretação

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Publicado

30-08-2016

Edição

Seção

Artigos