Professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina: formação inicial e continuada

Authors

  • Camile Martinelli Silveira Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v3e12016114-127

Keywords:

Formação e perfil de professores alfabetizadores, Alfabetização e letramento, Microdados.

Abstract

O presente artigo é parte do resultado da pesquisa sobre o perfil dos professores do Ciclo Alfabetizador das Escolas Públicas de Santa Catarina, realizada durante o Curso de Mestrado em Educação em um projeto do Observatório de Educação. Os dados foram obtidos nas bases de microdados do Censo Escolar 2013 e Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e sinopses estatísticas, respectivamente. A abordagem teórico-metodológica orientadora da pesquisa é o materialismo histórico-dialético. A análise dos dados foi realizada a partir da categoria de conteúdo: Formação de Professores. Os resultados evidenciaram que os professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina possuem diferentes níveis de formação acadêmica, incluindo um pequeno grupo com Ensino Fundamental incompleto, outro grupo com Ensino Médio e a maioria com graduação em Ensino Superior; deste último grupo, parte possui pós-graduação. Como a formação superior desses professores ocorreu em mais de 300 instituições de ensino diferentes, incluindo faculdades, centros superiores de educação e universidades, o fato implica currículos diferentes e, consequentemente, uma formação inicial diferente. Já no que diz respeito à formação continuada, embora os dados indiquem que mais da metade dos professores realizaram algum tipo de curso, quer seja Lato, Stricto Sensu ou em cursos de extensão, é expressivo o número de professores que ainda não realizaram uma única formação continuada, mesmo atuando há mais de dez anos no magistério.

Published

2016-06-27