Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã

Autores

  • Juliano Bitencourt Campos Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Marcos César Pereira Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Marlon Borges Pestana Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Josiel dos Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Carlos dos Passos Paulo Matias Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v3e1201695-113

Palavras-chave:

Educação. Educação Patrimonial, Conhecimento, Cidadania.

Resumo

Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.

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Publicado

27-06-2016

Edição

Seção

Artigos