Identidade, identificação e imaginário: O exemplo de Du E-Holic - O Chapeleiro

Autores

  • Graziela Brunhari Kauling Instituto Federal de Santa Catarina
  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v2e320153-17

Palavras-chave:

Moda, Identidade, Imaginário.

Resumo

A sociedade atual é fluida, líquida e veloz. Em virtude da globalização, os mecanismos produtivos, incluindo o setor confeccionista, seguem a lógica linear da produção em massa com ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos. Isto é consequência de uma aceleração desenfreada comumente fortificada pela visão capitalista industrial. Supõe-se, então, um processo em que o sujeito identifica-se com o objeto por meio de suas narrativas e seu valor simbólico. Essa identificação pode ser alimentada e fomentada por fatores imaginais que estão implícitos socialmente. Percebe-se a valorização da narrativa de identidades locais, agregando valor simbólico ao considerar um outro tempo/espaço, intuindo uma desaceleração no método produtivo.

Downloads

Publicado

26-11-2015

Edição

Seção

Artigos