Plataforma “Redação Paraná”: uma análise da grade de correção prescrita para o texto da modalidade redação do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v11e12024%25pPalavras-chave:
redação, Plataforma Paraná, Educação BásicaResumo
A adoção de plataformas educacionais na rede pública de ensino do estado do Paraná tem suscitado debates e, sobretudo, questionamentos, a respeito da eficiência do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de investigar se a plataforma Redação Paraná, desenvolvida e utilizada para o ensino de redação, na rede pública do estado, atinge os objetivos a que se propõe para o ensino da escrita do gênero redação do ENEM. Para tanto, analisamos a grade de correção desse gênero textual/discursivo disponível na plataforma comparando-a com as prescrições do Exame. Os resultados apontam para uma disparidade em alguns aspectos que constituem o contexto concreto do ENEM, colocando em destaque uma concepção de linguagem da plataforma Redação Paraná que vai de encontro aos princípios contemporâneos de ensino da língua, principalmente os que configuram a BNCC. Logo a plataforma apresenta deficiências na preparação dos alunos para a prova do ENEM.
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Copyright (c) 2024 Marilúcia dos Santos Domingos, Carla Aparecida Nunes de Souza
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