Plataforma “Redação Paraná”: uma análise da grade de correção prescrita para o texto da modalidade redação do ENEM

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) http://orcid.org/0000-0001-7511-3921
  • Carla Aparecida Nunes de Souza Universidade Estadual do Norte do Parana

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v11e12024%25p

Palavras-chave:

redação, Plataforma Paraná, Educação Básica

Resumo

A adoção de plataformas educacionais na rede pública de ensino do estado do Paraná tem suscitado debates e, sobretudo, questionamentos, a respeito da eficiência do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de investigar se a plataforma Redação Paraná, desenvolvida e utilizada para o ensino de redação, na rede pública do estado, atinge os objetivos a que se propõe para o ensino da escrita do gênero redação do ENEM. Para tanto, analisamos a grade de correção desse gênero textual/discursivo disponível na plataforma comparando-a com as prescrições do Exame. Os resultados apontam para uma disparidade em alguns aspectos que constituem o contexto concreto do ENEM, colocando em destaque uma concepção de linguagem da plataforma Redação Paraná que vai de encontro aos princípios contemporâneos de ensino da língua, principalmente os que configuram a BNCC. Logo a plataforma apresenta deficiências na preparação dos alunos para a prova do ENEM.

Biografia do Autor

  • Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
    Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Carla Aparecida Nunes de Souza, Universidade Estadual do Norte do Parana

    Mestre em ensino. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

     

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Publicado

12-09-2024

Edição

Seção

Temáticas Livres