Meios de Comunicação, Aculturação e Interculturalidade: dilemas na Modernidade Tardia
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v11e12024%25pPalavras-chave:
Meios de Comunicação. Aculturação. Interculturalidade.Resumo
Nesse artigo pretende-se rever as observações feitas pelos pesquisadores da Escola de Chicago, principalmente Robert Ezra Park e Ernest Watson Burgess, sobre o fenômeno da imigração e a aculturação que muitas vezes acompanha esse processo. Busca-se comparar esse momento destacado pela Escola de Chicago, entre os anos de 1915 e 1935, com os sintomas atuais que se observa na Modernidade Tardia, consequência da grande mobilidade de populações que imigram para outros países devido as guerras e a miséria provocadas pela distribuição desequilibrada de riquezas. Essa leitura pretende questionar, a partir da teoria dos meios de Mcluhan: se com a introdução dos meios digitais, os efeitos desse fenômeno seriam diferentes; se a aculturação atinge somente os imigrantes ou também os usuários dos meios; e se os estudos interculturais, poderiam ajudar no desenvolvimento de estratégias que pudessem evitar a aculturação.
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