Da Racionalidade Neoliberal à Autoajuda Empreendedora dos Coaches

Capitalismo Afetivo, Cultura da Inspiração e Felicidade nos Contextos Pandêmico e Pós-pandêmico

Autores

  • Rogério Covaleski UFPE
  • Flávia Carvalho de Freitas UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v11e12024%25p

Palavras-chave:

Neoliberalismo, comunicação digital, consumo

Resumo

No atual contexto neoliberal, coaches pregam sobre a autoajuda empreendedora, em detrimento de polêmicas que os envolvem como a falta de regulamentação da atividade, a prática ilegal da psicologia e a espetacularização do discurso inspiracional nas mídias sociais digitais. Nos cenários pandêmico e pós-pandêmico, o discurso de autoajuda pouco reverberou as crises sanitárias, sociais e econômicas. Este trabalho problematiza em torno de como os coaches influentes no Instagram materializam o discurso inspiracional voltado à crise em um período como o da pandemia. Para tanto, partimos de um arcabouço teórico constituído de estudos sobre Capitalismo afetivo (Illouz, 2011), Cultura da inspiração (Casaqui, 2017), Autoajuda (Marín-Díaz, 2015) e Neoliberalismo (Dardot; Laval, 2016; Safatle; Silva Junior; Dunker, 2021). Com esta investigação, compreendemos que o discurso inspiracional dos coaches é atravessado por uma série de silenciamentos, ao ocultarem a complexidade da conjuntura de crises e enaltecerem a perspectiva individual como a resolução dos problemas.

Biografia do Autor

  • Flávia Carvalho de Freitas, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

    Pesquisadora dos GPs PHiNC – Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo, e FEGECCAP – Núcleo de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo. Mestra em Comunicação pela UFPE.

Downloads

Publicado

22-07-2024

Edição

Seção

Temáticas Livres