Da Racionalidade Neoliberal à Autoajuda Empreendedora dos Coaches
Capitalismo Afetivo, Cultura da Inspiração e Felicidade nos Contextos Pandêmico e Pós-pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v11e12024%25pPalavras-chave:
Neoliberalismo, comunicação digital, consumoResumo
No atual contexto neoliberal, coaches pregam sobre a autoajuda empreendedora, em detrimento de polêmicas que os envolvem como a falta de regulamentação da atividade, a prática ilegal da psicologia e a espetacularização do discurso inspiracional nas mídias sociais digitais. Nos cenários pandêmico e pós-pandêmico, o discurso de autoajuda pouco reverberou as crises sanitárias, sociais e econômicas. Este trabalho problematiza em torno de como os coaches influentes no Instagram materializam o discurso inspiracional voltado à crise em um período como o da pandemia. Para tanto, partimos de um arcabouço teórico constituído de estudos sobre Capitalismo afetivo (Illouz, 2011), Cultura da inspiração (Casaqui, 2017), Autoajuda (Marín-Díaz, 2015) e Neoliberalismo (Dardot; Laval, 2016; Safatle; Silva Junior; Dunker, 2021). Com esta investigação, compreendemos que o discurso inspiracional dos coaches é atravessado por uma série de silenciamentos, ao ocultarem a complexidade da conjuntura de crises e enaltecerem a perspectiva individual como a resolução dos problemas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rogério Covaleski, Flávia Carvalho de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.