VTubers and pandemic in China
a new dimension of technological cultural production
Palavras-chave:
VTuber, China, COVID-19, A-SOUL, VirtuaRealResumo
Considerando o atual panorama do consumo de produtos culturas via plataformas digitais, o presente trabalho objetivou compreender o processo de crescimento exponencial do segmento VTuber na China, tendo como cenário os desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Este estudo revelou a complexidade envolvida neste delineamento por conta da interseção de fatores endógenos à China, fruto de uma conjuntura muito particular no que tange ao grau de participação, e consequente intensidade, além das redes estabelecidas, mesmo que colaterais, pelos entes públicos e privados. Através do levantamento bibliográfico, na perspectiva da revisão narrativa de literatura, da promoção de estudos de caso sobre os principais VTubers chineses e da análise da amplitude da participação deles para além das lives com seus fãs, o estudo revelou o engendramento de novas estéticas e de novas possibilidades de relações para-sociais com este universo virtual, além de uma maior participação em outros setores, como o de serviços e relações públicas, hibridizando e gestando um modelo próprio deste artefato. Isto nos permitiu concluir que este produto cultural encontrou outros nichos de atuação na China e tende a se inserir em mais outros, principalmente quando se massifica a oferta à população de uma internet cada vez mais potente. Por fim, a conjuntura particular chinesa para produtos desta seara da indústria cultural revelou a robustez de seu modelo híbrido e aponta para uma mudança de paradigma sobre a criação, performance e formas de consumo relativos aos VTubers, passíveis de serem replicados em outros países.
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