A Orquestra que caiu nas redes

a OSESP e as mediações no YouTube

Autores

  • José Márcio Barros Universidade do Estado de Minas Gerais e Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-3058-5236
  • Pedro Henrique Mendonça Marques Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tayane Bragança

Palavras-chave:

Plataformização, Interação Online, Mediação Orquestral, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Resumo

Desde 2020, a partir da pandemia de COVID-19 e das suas implicações, foi possível notar a aceleração nos processos de  plataformização e digitalização da produção e consumo de bens, produtos e serviços culturais. Com isso, percebe-se um grande impacto nas formas de comunicação e interação entre os diversos agentes do campo cultural, alterando as dinâmicas das relações, especialmente a partir de ferramentas de interação online. Este artigo investiga o impacto de tais ferramentas na mediação orquestral, analisando os comentários feitos durante os concertos transmitidos pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo no YouTube desde o início da pandemia.

Biografia do Autor

  • José Márcio Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais e Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

19-12-2023