Participação infantil nos conteúdos transmídia da marca Gloob veiculados durante a pandemia de Covid-19
uma análise da hashtag #GLOOBEMCASA
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v10e2202373-92Palavras-chave:
Participação infantil, Conteúdo transmídia, Pandemia de Covid-19Resumo
Este artigo se propõe a investigar os conteúdos transmídia da marca Gloob exibidos via hashtag #GLOOBEMCASA, sob a ótica da participação infantil. Esses conteúdos circularam em suas redes sociais em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, foram selecionados e analisados 21 vídeos no Youtube e 37 postagens no Instagram, nos respectivos perfis oficiais do Gloob, relacionados à hashtag supracitada. A análise, de caráter qualitativo, levou em conta os níveis de participação presentes no espectro proposto pela Associação Internacional de Participação Pública (IAP2, 2007). Como resultado, verificamos a ocorrência de práticas participativas direcionadas às crianças da audiência, com o objetivo de informá-las, consultar suas opiniões e envolvê-las em atividades e brincadeiras durante a programação; e práticas de colaboração realizadas pelo elenco infantil da marca. Contudo, identificamos restrições de acesso a determinadas produções, exclusivas da transmissão televisiva e das plataformas de streaming, reduzindo a abrangência da participação.
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