Papel da rádio e televisão no combate à covid-19

A importância do uso das línguas bantu em Inhambane - Moçambique

Autores

  • Lucério Sarmento Gundane UniSave
  • Carlos Massango Universidade Save - Mocambique
  • Hermenegildo Mondlane Universidade Save - Mocambique

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v10e2202393-112

Palavras-chave:

Rádio, Televisão, Línguas Bantu, Covid-19

Resumo

Resumo: o estudo analisa o papel da rádio e televisão no combate à Covid-19 em contextos plurilíngues. O estudo é de campo e decorreu em 2020 na região sul de Moçambique. Durante a geração de dados, foi usada a pesquisa bibliográfica e foi aplicado o inquérito a funcionários da RM e da TVM e aos falantes das línguas bantu como L1. A discussão dos dados consistiu na análise do processo interativo no quadro da teoria de comunicação e informação de Jakobson (2010) e da competência comunicativa de Hymes (1972). O estudo conclui que o uso das línguas bantu na rádio e na televisão garante a coesão entre vários membros pertencentes à mesma comunidade de fala e assegura a intrínseca relação: língua, cultura e identidade, dando, aos autóctones, o direito de serem informados na sua L1, respeitando-se os direitos linguísticos do povo.

Palavras-chave: Rádio. Televisão. Línguas Bantu. Covid-19.

Biografia do Autor

  • Carlos Massango, Universidade Save - Mocambique

    Doutorando em Educação/Didáctica e Desenvolvimento Curricular na Universidade Aveiro, Portugal. Mestre em Língua, Cultura e Literaturas Africanas pela Universidade de Aveiro. Professor de Línguas Bantu e de Fonética e Fonologia do Português na UniSave.

  • Hermenegildo Mondlane, Universidade Save - Mocambique

    Mestre em Educação e Ensino de Português pela UP Maputo. Docente de Língua Portuguesa e Fonética e Fonologia do Português na UniSave

Downloads

Publicado

19-12-2023