A identidade imaginada do Japão e as tensões com o estrangeiro
Mukokuseki e Nihonjinron na percepção da animação japonesa
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v9e1202214-29Palavras-chave:
Japão, Animação, Hibridismo CulturalResumo
A trajetória da imagem do Japão perante os países do Ocidente demonstra que a construção imaginada acerca deste país não permaneceu imutável ao longo do tempo, ao invés disso, esteve em constante mudança em decorrência dos diferentes tipos de relações que os países ocidentais mantiveram com o arquipélago. Entretanto, uma série de estereótipos sobre o Japão e sua cultura foi consolidada nesse percurso. Tais estereótipos, pré-estabelecidos, desempenham frequentemente um papel de mediador no modo como indivíduos percebem e compreendem a produção cultural do Japão como sendo tipicamente japonesas ou não. Esse tipo de visão interferiu no modo como a animação japonesa foi abordada, principalmente através das influencias dos pensamentos envoltos na lógica do Mukokuseki e do Nihonjinron. Assim, traçamos uma reflexão sobre essas duas abordagens e fornecemos uma alternativa crítica a essas perspectivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gustavo França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.