A identidade imaginada do Japão e as tensões com o estrangeiro

Mukokuseki e Nihonjinron na percepção da animação japonesa

Autores

  • Gustavo França Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v9e1202214-29

Palavras-chave:

Japão, Animação, Hibridismo Cultural

Resumo

A trajetória da imagem do Japão perante os países do Ocidente demonstra que a construção imaginada acerca deste país não permaneceu imutável ao longo do tempo, ao invés disso, esteve em constante mudança em decorrência dos diferentes tipos de relações que os países ocidentais mantiveram com o arquipélago. Entretanto, uma série de estereótipos sobre o Japão e sua cultura foi consolidada nesse percurso. Tais estereótipos, pré-estabelecidos, desempenham frequentemente um papel de mediador no modo como indivíduos percebem e compreendem a produção cultural do Japão como sendo tipicamente japonesas ou não. Esse tipo de visão interferiu no modo como a animação japonesa foi abordada, principalmente através das influencias dos pensamentos envoltos na lógica do Mukokuseki e do Nihonjinron. Assim, traçamos uma reflexão sobre essas duas abordagens e fornecemos uma alternativa crítica a essas perspectivas.

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Publicado

21-12-2022