Materialidades da comunicação em figuras de ação

uma abordagem ciborgue sobre masculinidades

Autores/as

  • Guilherme Sfredo Miorando UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v9e2202230-43

Palabras clave:

Action figures. Ciborgue. Masculinidades.

Resumen

Este artigo descreve através da estrutura de ensaio, os bonecos articulados, também conhecidos atualmente como action figures. Essa abordagem se constitui através de uma teoria ciborgue e dos preceitos das teorias das materialidades da comunicação. Marshall McLuhan estabeleceu que muitos gadgets utilizados no cotidiano do homem podem funcionar como extensões de seu corpo. Dessa forma, utilizo a teoria do corpo ciborgue de Donna Haraway aliada à teoria dos jogos de Johan Huizinga para explicar como as materialidades da comunicação afetam a utilização de action figures nas masculinidades dos seres humanos, seja através das brincadeiras ou do mero colecionismo. Também estipulo, a partir desses pressupostos, algumas propostas para o estudo de masculinidades com/em action figures para trabalhos futuros que pretendam ampliar esta análise e essas ideias. Concluo este ensaio na direção de movimentos que possam usar as condições materiais dos action figures como forma de desfazer e refazer o gênero.

Biografía del autor/a

  • Guilherme Sfredo Miorando, UNISINOS

    Quadrinista e designer / Comics creator and designer

    Curador da Gibiteca BPE / Curator of Gibiteca BPE
    Especialista em Imagem Publicitária - PUCRS / Advertising Image Specialist at PUCRS

    Especialista em Histórias em Quadrinhos - EST / Comic Books Specialist at EST
    Mestre em Memória Social e Bens Culturais - UNILASALLE / Master of Social Memory and Cultural Goods at UNILASALLE

    Doutorando em Ciências da Comunicação - UNISINOS / PhD Student at UNISINOS

    Membro da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) / Member of ASPAS (Sequential Arts Reseachers Association)
    https://splashpages.wordpress.com

Publicado

2023-04-26