Representação e imaginário da escola na série “Anne com E”

Autores

  • Claudia Nandi Formentin Senac/UniSatc

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v8e22021147-160

Palavras-chave:

Representação, Imaginário, Escola em 'Anne com E'.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como a escola transformadora é representada na série ‘Anne with an E’. Para isso, pretende-se identificar as características do professor transformador na série, bem como mapear as características da escola transformadora. Tal proposta está fundamentada nas ideias sobre representação de Hall (2016) e de imaginário com Maffesoli (2001). Pretende-se desenvolver um artigo de viés qualitativo que analise os episódios 9 e 10 da segunda temporada da referida série. Compreende-se ser importante este trabalho pois a série é baseada em uma obra produzida no início do século XX, tendo discussões importantes ainda no século XXI quanto a diversos temas incluindo a escola. Nestes dois episódios, especificamente, há uma mudança de professor que coloca a comunidade em alerta. Verifica-se que há uma mudança na condução do processo de ensino e aprendizagem. Tal mudança afeta tanto os alunos como as famílias, indicando que uma das características de uma escola transformadora é estar para além dos muros escolares.

Downloads

Publicado

30-11-2021