Identidades em transição
da docência à gestão
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v9e2202216-29Palavras-chave:
Memória. Identidade. Trajetória Docente.Resumo
O presente trabalho analisa, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão educacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e posteriormente analisadas. As principais referências teóricas são as contribuições de autores como Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam.
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