O Tema Épico da Infância e Educação dos Heróis na Aquileida de Estácio (94-96 d.C)

Authors

  • Thiago Eustáquio Araújo Mota Universidade de Pernambuco
  • Thalles Carvalho Sena de Miranda Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v9e2202256-71

Keywords:

Aquileida, Estácio, Épico, Infância, Heróis

Abstract

Em linhas gerais, a Aquileida é compreendida como a última grande obra do poeta Públio Papínio Estácio. O poeta romano tinha por objetivo narrar toda a história do herói Aquiles, revelando diferentes aspectos de sua trajetória desde a infância heroica até sua morte infeliz em solo troiano. Este trabalho tem por objetivo analisar os elementos utilizados por Estácio, para construir a narrativa sobre a infância do herói Aquiles, apontar as apropriações e ressignificações dos motivos homéricos, bem como propor uma interpretação acerca do que o impulsionou a escrever a obra.

Author Biographies

  • Thiago Eustáquio Araújo Mota, Universidade de Pernambuco
    Concluiu o Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Goiás, Departamento de Pós Graduação em História (Linha de Pesquisa História, Memória e Imaginários Sociais). A pesquisa teve como foco as seguintes temáticas: Divinização Heroica, Genealogias Familiares, Poesia Épica e Arqueologia do Mito de Eneias na Literatura Latina. Durante o Estágio de Doutorado Sanduíche em Roma pela British School at Rome pesquisou a reapropriação da genealogia heroica dos Iulii pelos monumentos, moedas e pela estatuária do Principado. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, leciona as seguintes Disciplinas: História Antiga II, Arqueologia, Patrimônio e Culturas e História da Arte. Está vinculado aos Grupos de Pesquisa: História e Memória e ao Laboratório de Estudos do Império Romano (LEIR). Coordena o Grupo de Estudos sobre Épico e Performatividade na Antiguidade (GEEPA), desenvolve e orienta pesquisa sobre as reapropriações dos motivos convencionais do épico na Literatura do Principado a partir dos conceitos de memória genealógica e poder. 
  • Thalles Carvalho Sena de Miranda, Universidade de Pernambuco
    Discente do sétimo período do curso de História da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, Bolsista de Iniciação Científica do CNPQ, membro do LEIR-UFG

Published

2023-04-26