Ficção científica e imagens de eufemização: uma relação entre Arte e Imaginário através do filme Solaris, de Andrei Tarkovski

Autores

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Unisul
  • Luiza Liene Bressan Unibave
  • Ana Caroline Voltolini Fernandes PPGCL Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v8e12021127-140

Palavras-chave:

Solaris, Imaginário, Ficção

Resumo

Este artigo busca relacionar a obra Solaris (1972) com a teoria do Imaginário postulada por Durand (1982; 1985; 1993; 1996; 2002; 2014), para então apresentar reflexões sobre como, através de um reservatório geral de Imagens com-partilhadas, relacionamo-nos com o que consideramos diferente, intangível, ficção, realidade e como a Arte, auxilia-nos no entrelaçamento desses campos. Através deste estudo, buscamos também evidenciar que narrativas sobre extramundos e o deslocamento de povos a outros ambientes não só são muito comuns, mas sobretudo vitais à condição humana e social.

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Publicado

21-07-2021