Assassinos e seus princípios

uma leitura da relação entre ética e violência nos contos O morcego, o mico e o velho que não era corcunda e O ciclista de Rubem Fonseca

Autores/as

  • Diego Kiill Universidade Federal da Integração Latino Americana
  • Antônio Rediver Guizzo Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v9e22022121-132

Palabras clave:

Rubem Fonseca, literatura contemporânea, violência, ética

Resumen

Rubem Fonseca, em sua literatura, explora os nexos entre a violência urbana e as relações de poder estabelecidas nas grandes metrópoles, sobretudo as decorrentes de condições sociais, econômicas e ético-morais. As personagens construídas pelo autor caracterizam-se pela agressividade e excessiva brutalidade e pela inserção em enredos construídos em uma linguagem direta, rápida e contundente, na qual as ações representadas desenvolvem-se sem grandes reviravoltas. Tendo isso em vista, este trabalho objetiva analisar a construção de duas personagens de Fonseca: o protagonista do conto O ciclista (sem nome) e Seu José, protagonista do conto O morcego, o mico e o velho que não era corcunda, Nesta análise, pretendemos investigar a relação entre os atos de violências cometidos pelos personagens e os ideais de justiça representados, a “justiça social” em O ciclista e a justiça como vingança justificada em O morcego, o mico e o velho que não era corcunda.


Biografía del autor/a

  • Diego Kiill, Universidade Federal da Integração Latino Americana
    Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE) na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC). Bolsista do Programa de Demanda Social-UNILA de Bolsas de Pós- Graduação stricto sensu (DS-UNILA). Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). CEP: 85866-000. Foz do Iguaçu-PR. Brasil. E-mail: [email protected].
  • Antônio Rediver Guizzo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Professor do curso de graduação Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC). Coordenador do projeto de pesquisa “Imaginários da violência na literatura latino-americana contemporânea”. Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). CEP: 85866-000. Foz do Iguaçu-PR. Brasil. E-mail: [email protected]. Telefone: +55 45 9969-7995. Endereço: Edifício Comercial Lorivo - Av. Silvio Américo Sasdelli, 1842 - Vila A, Foz do Iguaçu - PR, 85866-000.

Publicado

2023-04-26