A imagem-narrativa da experiência por mulheres

uma abordagem sensível dos elementos imagéticos presentes em arpilleras chilenas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v9e2202289-109

Palabras clave:

Experiência. Gênero. Arpilleristas.

Resumen

Neste trabalho, objetivamos refletir como os elementos simbólicos presentes nos bordados produzidos por arpilleristas chilenas durante a ditadura militar vivenciada pelo Chile (1973-1990) permitem pensar as experiências dessas mulheres. Para tanto, nos valemos de elementos teóricos próprios da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand (2012; 2014), bem como das perspectivas traçadas por autores como Benjamin (1972; 1987; 2019), Larrosa (2002) e Scott (1999) acerca da experiência. Esta pesquisa foi estruturada a partir do método fenomenológico e classifica-se como sendo bibliográfica-exploratória, cujos resultados foram tratados qualitativamente e resultaram de uma análise atenta às dimensões da estrutura heroica, da estrutura mística e da estrutura sintética, melhor discutidos na teoria durandiana. Os resultados obtidos apontam para elementos simbólicos que desvelam memórias individuais e coletivas relacionadas à repressão, ao engajamento político, aos aspectos do cotidiano, às expressões de gênero, ao acolhimento e solidariedade dos agrupamentos e aos mortos ou desaparecidos pela ditadura militar.

Biografía del autor/a

  • Maria Rita Barbosa Piancó Pavão, Universidade Federal de Pernambuco
    Mestranda em Educação Contemporânea Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (UFPE/CAA). Pós-graduanda em Filosofia e Direitos Humanos Universidade Candido Mendes (UCAM). Bacharela em Direito Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP). Integrante dO IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias - G-Pense! (UPE/CNPq).
  • Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste
    Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme d'études Approfondies (DEA) em Ciências Sociais - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole d'Architecture de Grenoble (1996), Graduação em Design - Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Associado Nível I do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisador do CEAQ - Centre d'Etude sur l'Actuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética, barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Gênero

Publicado

2023-04-26