Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial

Authors

  • Rafael Machado Costa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v7e32020139-163

Keywords:

Manga, Tagawa Suihou, Construtivismo

Abstract

No artigo é tratada da construção da narrativa que propõe uma origem do manga a partir da arte tradicional japonesa, bem como desta linhagem historiográfica omitir os processos que definiram a produção de manga das décadas de 1930 e 1940 e suas influências sobre o manga produzido após a Segunda Guerra Mundial. Partindo do exemplo da produção de Tagawa Suihou e da primeira série de sua HQ Norakuro, é tratado de como a geração de autores de histórias em quadrinhos japonesas da década de 1930 via em sua produção uma continuidade dos movimentos de arte de vanguarda e foi marcadamente influenciada pelas propostas modernistas, principalmente as originadas no Construtivismo russo. Ainda, é discutido como as teorias de montagem cinematográfica de Sergei Eisenstein foram determinantes para a definição do estilo de quadrinhos produzidos no Japão dos anos 1930 e na produção de Tezuka Osamu após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Published

2020-12-21