O sentido de empoderamento na publicidade da Avon

Autores/as

  • Maria Aparecida Dos Santos Mota

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v7e3202050-66

Palabras clave:

Empoderamento Feminino, Publicidade, Sentido

Resumen

O presente artigo pretende investigar o modo como a noção de empoderamento é mobilizada pela publicidade da marca de produtos de beleza Avon, e observar se a ideia defendida pela Avon vai ao encontro da concepção defendida pelo movimento feminista. Para isso, objetiva-se analisar a direção de sentido que esta palavra ganha na publicidade da campanha Empodere-se!, e como tal direção faz trabalhar o sentido de empoderamento do movimento feminista. A fim de alcançar esse objetivo, este artigo terá como corpus de análise a definição de empoderamento, proposta pela Avon, apresentada em uma espécie de glossário na campanha Empodere-se!. Para tal, conta com aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa e faz uso, especialmente, das noções de formação discursiva e sentido. Para conceituarmos empoderamento feminino, buscaremos aporte em algumas teóricas feministas, entre elas: Joice Berth (2018), Cecília Sardenberg (2006) e outras.

Publicado

2020-12-21