[SUBMISSÕES ABERTAS] Linguagem e Comunicação Digital no Contexto Pós-pandêmico: mídia, marcas e consumo
A Revista Memorare (Qualis A4) convida a comunidade acadêmica a contribuir com artigos para uma edição especial sobre "Linguagem e Comunicação Digital no Contexto Pós-pandemia: marcas, mídia e consumo". Esta edição tem como objetivo explorar as mudanças ocorridas na linguagem e na comunicação digital após a pandemia global de Covid-19, com enfoque nas implicações para as marcas, a mídia e o consumo.
Sabe-se que a pandemia trouxe profundas mudanças e impactos significativos na forma como nos comunicamos e interagimos digitalmente. Essa crise global gerou uma série de desafios e mudanças nas formas como nos relacionamos com as mídias e marcas em suas diversas especificidades e, consequentemente, nos modos como consumimos mídia nos diversos contextos da vida cotidiana.
Apesar das mazelas provocadas pela pandemia, estudiosos definem o contexto pandêmico como um marco crucial na história de modo a impulsionar transformações significativas no âmbito digital. Essas transformações vão além das questões relacionadas às condições de trabalho e no aumento do comércio eletrônico, e abrangem implicações mais amplas que merecem ser discutidas e problematizadas, especialmente no contexto dos estudos em comunicação.
Nesse contexto, o propósito desta edição especial da Revista Memorare (Qualis A4) é reunir estudos inovadores e contribuições teóricas que explorem as transformações ocorridas na linguagem e na comunicação digital como resultado da pandemia. Buscamos artigos que analisem criticamente essas mudanças e ofereçam perspectivas sobre essas implicações para repensarmos as marcas, a mídia e consumo diante deste contexto.
Oficialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o término da pandemia em 5 de maio de 2023. No entanto, gostaríamos que as discussões não restringissem apenas a esse período. Reconhecemos que, em diferentes contextos, os impactos da pandemia podem não ser definidos por um momento específico e não se limitam a uma data em particular. As transformações ocorreram paralelamente a pandemia e se demonstram evidentes até os dias atuais.
Diante desses questionamentos, o dossiê pretende acolher trabalhos que abordem e versem em relação ao contexto pós-pandemia, mas não se limitem, aos seguintes tópicos:
- Transformações na linguagem digital;
- Relações entre imaginário e memória;
- Comunicação online e interações sociais e os reflexos da pandemia;
- Análise de estratégia e comunicação de marcas;
- Análise de mídia e consumo na era digital;
- Linguagem e estética na produção de conteúdos audiovisuais;
- Produção, circulação e consumo de produtos audiovisuais;
- Desafios e problemáticas no contexto da educação midiática.
Prazo para envio dos textos completos: 01/10/2023
Publicação do dossiê: dezembro/2023
Organização: Prof. Dr. Mário Bressan (Universidade do Sul de Santa Catarina/Brasil), Me. Valdemir Soares dos Santos Neto (Universidade do Sul de Santa Catarina) e Prof. Dra. Gabriela Borges (Universidade do Algarve/Portugal)