CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: DOSSIÊ CULTURAS JAPONESAS EM TRÂNSITO

20-04-2022

A cultura japonesa é uma cultura milenar que cada vez mais desperta interesse em todo o mundo. Uma sucessão de eventos foram responsáveis para a intensificação do despertar dessa curiosidade por parte dos ocidentais: a modernização forçada e abertura na era Meiji, o protagonismo do imperialismo japonês na Segunda Guerra Mundial, a tecnologia e cultura pop que hoje avançam em todas as frentes mundo afora. No caso particular do Brasil, a chegada sistemática de imigrantes japoneses a partir de 1908 pelo navio Kasato Maru fez com que hoje sejamos o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão. Cabem, então, maiores investigações sobre essa cultura que, em alguma dose, já é também nossa e, ainda assim, guarda distâncias, sendo, não raro, tratada com considerável exotismo.

Por isso a chamada para o dossiê CULTURAS JAPONESAS EM TRÂNSITO. Busca-se, pela ênfase no plural, diferentes percepções da cultura do Japão, assim como não restringir essa mesma cultura a uma fronteira, mas às quebras transculturais, híbridas e transmidiáticas pelo qual elementos da cultura e arte nipônicas terminam por operar uma linguagem híbrida transnacional. Ou seja, contemplar a cultura do Japão também naquilo em que ela transborda do seu próprio país de origem e que muitas vezes se metamorfoseia com culturas locais, ainda que conserve traços originários.

Análises que atualizem o cenário (inter)nacional pelo qual a Cultura Japonesa transita, cria, impacta e modifica produtos, expressões e performances das mais diversas vertentes, formatos e categorias. O foco é a linguagem da cultura nipônica como meio de expressão e de criação de manifestações artísticas e culturais e suas apropriações pelos cenários locais.

Em outra perspectiva, artigos e ensaios que apresentam a complexidade dos gêneros, arte e produtos japoneses (ou inspirados nessa cultura) que escapam aos estereótipos, ao já consagrado nas mentalidades do senso comum e ao mainstream. Aquilo que parece “novo” para se referir ao Japão, mas é “velho” em sua existência, tais como gêneros desconhecidos entre os ocidentais de mangás e animês, ou as mecânicas implementadas em jogos de tabuleiro japoneses, por exemplo.

Assim sendo, esperamos contribuições prioritariamente, mas não exclusivamente, relacionadas à mangás, animês, games (digitais e analógicos), filmes, prática cosplay, dentre outras produções culturais, sejam elas do Japão ou que apresentem um intercâmbio cultural (caso dos primeiros quadrinistas de origem japonesa a produzirem no Brasil ou dos mangás brasileiros, por exemplo) em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

São bem-vindos artigos originais e traduções de artigos de autores japoneses com a devida autorização. O prazo final para as submissões será 6 de junho de 2022.

Organizadores:
Prof. Dr. Alexandre Linck Vargas (UNISUL)
Prof. Dr. Amaro Xavier Braga Jr (UFAL)