GESTÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA FAMILIAR: UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO- RS

Autores

  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento Universidade Federal do Pampa
  • Julio Cordeiro do Nascimento Universidade Federal do Pampa.
  • Daniel Hanke Universidade Federal do Pampa
  • Mariana Rockenbach de Ávila Pesquisadora visitante no INIA Remehue, Osorno, Chile.
  • Fernanda Novo da Silva Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020480-499

Resumo

A agricultura familiar na Região da Campanha contrasta com a agricultura convencional, e é impulsionada tanto pelas questões ambientais, quanto pela geração de emprego e renda. O objetivo geral do trabalho foi identificar de que forma as propriedades rurais são geridas pelos agricultores familiares do Assentamento do Upacaraí no município de Dom Pedrito-RS, em relação as questões ambientais. A análise das informações coletadas foi realizada a partir das transcrições das entrevistas, das anotações, registros fotográficos e de observações realizadas nos momentos vivenciados nas propriedades junto aos agricultores. Com o objetivo de validar matematicamente as informações coletadas, foi utilizado a Análise do Componente Principal (ACP). Foram entrevistados nove agricultores residentes no Assentamento Upacaraí. Foi gerado um diagrama de ordenação por componentes principais, onde foi possível observar que formaram-se três grupos distintos de agricultores familiares, sendo dois grupos isolados formados por um único agricultor, caso do agricultor 2, que relativamente não leva em consideração questões produtivas nem ambientais, e agricultor 6 que considera relevante a produção mas pouco importante as questões ambientais. O terceiro grupo foi formado pelos demais agricultores, todos preocupados com a gestão ambiental, mas divergem entre si quanto as questões produtivas.

Biografia do Autor

  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento, Universidade Federal do Pampa
    Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Professora colaboradora do Programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2016). Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Mestre em Agronomia também pelo Programa de Pós- Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar, na linha de pesquisa de Desenvolvimento Rural Sustentável (2009). Especialista em Educação Ambiental pela Cesusc/SC (2008). Graduada em Tecnologia Ambiental ? com Ênfase em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005). Graduada no Programa Especial de Formação Pedagógica também pelo CEFET (2007). Possui experiência na área de Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, atuando nas seguintes vertentes: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, políticas públicas, consumo social de alimentos e educação ambiental.
  • Julio Cordeiro do Nascimento, Universidade Federal do Pampa.
    Graduado em Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa.
  • Daniel Hanke, Universidade Federal do Pampa
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa. 
  • Mariana Rockenbach de Ávila, Pesquisadora visitante no INIA Remehue, Osorno, Chile.
    Possui graduação em Tecnologia em Agropecuária pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010). Na graduação recebeu a bolsa de iniciação científica do CNPq para trabalhar com pesquisas em Nutrição animal e Forrageiras na Embrapa Pecuária Sul. É Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Trabalhou durante um ano no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsa DTI-C/CNPq) sob supervisão do Eng. Agrônomo Valério de Patta Pillar. É Doutora em Zootecnia - Departamento de Plantas Forrageiras: Área de concentração Melhoramento Genético de Plantas Forrageiras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES na Universidad Pública de Navarra e Instituto de Agrobiotecnología em Pamplona, Espanha, na área de Melhoramento Genético de Plantas e Fisiologia Vegetal. Trabalhou durante um ano como docente no Curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé (Faculdade IDEAU) ministrando disciplinas de Genética Agrícola, Melhoramento Genético de Plantas, Nutrição Animal e Bromatologia. Atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Tecnologia em Agronegócio da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, ministrando os seguintes componentes curriculares: Comercialização de Produtos Agropecuários, Cadeias Produtivas Agrícolas, Contabilidade no Agronegócio, Fundamentos de Administração e Administração do Agronegócio.
  • Fernanda Novo da Silva, Universidade Federal do Pampa
    É graduada em agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e mestre em Ciências, na linha de Desenvolvimento Rural Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (2009). Atuou como Professora Pesquisadora ll no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, pela UAB/CEAD/UFPel (2009/2010). É doutora, na linha de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (2013). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR-UFPel). Está vinculada ao Programa Nacional de Pós-doutoramento da CAPES (PNPD/CAPES), executando o projeto na área de Extensão e Desenvolvimento Rural, junto à linha de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável do PPGSPAF, intitulado ?Indicações Geográficas e Desenvolvimento Territorial?. Tem atuado como docente nas Disciplinas de Extensão e Comunicação Rural, no Curso de Agronomia, Extensão Rural, no curso de Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia Agrícola; Desenvolvimento Territorial no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, na disciplina de Sinais Distintivos de Mercado no Âmbito da Agricultura Familiar e na disciplina de Desenvolvimento Rural Sustentável no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Tem experiência na área de Agronomia e Educação, com ênfase em sociologia e antropologia rural, já havendo trabalhado em temáticas como: agricultura familiar, extensão rural, políticas públicas, política agrária, desenvolvimento rural, sustentável e territorial, segurança alimentar e nutricional, gênero, agroecologia, diferenciação de produtos agroalimentares, certificação, indicações geográficas e identidade territorial.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA FAMILIAR: UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO- RS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(3), 480-499. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020480-499