PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE COM BASE NOS ODS: UM ESTUDO NO MERCADO DE SHOPPING CENTER
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020934-946Resumo
A sustentabilidade constitui um dos grandes desafios para as empresas no século XXI e deve ser incorporada como estratégia dentro do modelo de negócio de maneira a garantir uma posição central na tomada de decisão e na gestão das organizações. Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas - ONU lançou, em setembro de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, com objetivo de nortear as políticas nacionais dos países e as atividades de cooperação internacional até 2030. Diante deste cenário, este artigo tem como objetivo a proposição de um modelo de gestão de Shopping Center que tenha como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a fim de verificar o nível de engajamento observado nos Shoppings com relação às práticas de sustentabilidade nos empreendimentos. O modelo apresentado caracteriza-se como uma ferramenta de fácil adesão e reflete a tendência dos novos empreendimentos aderirem as dimensões da sustentabilidade. Os resultados da verificação da aplicação do modelo nos dois empreendimentos revelam que a empresa tem buscado inserir inovações nos aspectos ambientais, sociais em seu novo empreendimento, com o atingimento de 63% de atingimento na dimensão social, 80% na dimensão ambiental, 75% no econômico e 56% na governança.
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