DISCLOSURE: UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS DAS INFORMAÇÕES VOLUNTÁRIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE DIVULGADAS POR COMPANHIAS ABERTAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA PERTENCENTES AOS SETORES DE ALTO IMPACTO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019253-277Resumo
Esta pesquisa possui como objetivo verificar as categorias e subcategorias das informações divulgadas de forma voluntária de caráter ambiental, composta por uma amostra de sessenta e nove companhias abertas listadas na BM&FBovespa e pertencentes aos setores de alto impacto ambiental, evidenciadas nos Relatórios de Sustentabilidade ou Relatórios de Administração (caso a companhia não divulgue RS), correspondente ao exercício social de 2015. Trata-se de uma pesquisa descritiva, a fim de alcançar os objetivos; quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa documental; e quanto à abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Para a análise dos relatórios foi considerada a adaptação realizada por Coelho (2010) da métrica utilizada por Rover et al. (2008), composta por oito categorias ambientais e quarenta subcategorias ambientais. Os principais resultados alcançados na pesquisa mostram que a maioria das evidenciações foi do tipo declarativa e as categorias mais evidenciadas foram a que trata de outras informações ambientais e impactos dos produtos e processos. Observou-se que somente 31,88% das companhias divulgam Relatório de Sustentabilidade, o setor que evidenciou o maior volume de sentenças com informações relacionadas ao meio ambiente foi o de “Papel e Celulose”.
Palavras-chaves: Sustentabilidade; Disclosure; Contabilidade Ambiental
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.