GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE INFORMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fernando Henrique Nóbrega Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ilton Araújo Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lizandra Evylyn Freitas Lucas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017361-377

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de caracterizar o gerenciamento dos resíduos de informática no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa em tela caracteriza-se como quali-quantitativa e quanto aos seus objetivos é descritiva e exploratória. No processo metodológico utilizamos levantamento bibliográfico, observação in loco, entrevista aplicada ao responsável pelo Suporte Técnico de Informática da instituição e registro fotográfico. A última etapa constituiu-se de análise e tabulação dos dados obtidos. Os dados levantados mostraram que o gerenciamento dos referidos resíduos ainda não recebe o devido cuidado. Desse modo, constatamos que o descarte dos resíduos pela instituição possivelmente pode estar se configurando em um repasse do problema e consequentemente da responsabilidade para outros atores que provavelmente não possuem o conhecimento necessário para a manipulação e destinação ambientalmente correta dos resíduos eletrônicos. 

Biografia do Autor

  • Fernando Henrique Nóbrega Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Graduado em Gestão Ambiental
  • Ilton Araújo Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Geógrafo, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/FRN)
  • Lizandra Evylyn Freitas Lucas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Graduanda em Gestão Ambiental

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE INFORMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(1), 361-377. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017361-377