Nabokov e Kubrick: o Acomodamento dos Narradores de Lolita em Diferentes Mídias

Autores

  • Renata Corbetta Tavares Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Narrador, Romance, Roteiro, Cinema, Lolita

Resumo

O presente artigo visa examinar, sob o ponto de vista da escola francesa da Análise do Discurso, de que maneira a presença dos narradores do romance de Vladimir Nabokov intitulado Lolita foi transposta para sua versão em roteiro cinematográfico, elaborado pelo próprio autor, e para sua versão fílmica, dirigida por Stanley Kubrick. Ao longo do trabalho, é identificada a presença do narrador em diferentes formatos de mídia, além de ser realizada uma descrição de sua caracterização nos diferentes formatos midiáticos da obra (romance, roteiro e filme). Em conclusão, é estabelecida uma análise sobre os efeitos alcançados através dos diferentes recursos narrativos utilizados no roteiro e no filme.

Biografia do Autor

  • Renata Corbetta Tavares, Universidade Federal de Santa Catarina
    Psicóloga graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); cursando pós-graduação em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Departamento de Línguas e Literatura Estrangeira, linha de pesquisa: Teoria, crítica e história da tradução.

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Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Artigos de pesquisa