Patrimônio artístico, histórico e cultural do município de Lages: articulações entre a escola e os espaços culturais

Authors

  • Mercedes Maria Gevaerd
  • Silvia Sell Duarte Pillotto

Keywords:

Arte, Patrimônio, Cidade, Escola

Abstract

O presente artigo tem como propósito refletir a respeito do patrimônio artístico, histórico e cultural do município de Lages no planalto serrano do estado de Santa Catarina. Trata-se de uma articulação entre a escola e os espaços culturais enquanto espaços de construção do conhecimento estético, artístico e histórico. Assim como, espaços de aprendizagem sensível nos quais se desenvolve o sentimento de pertencimento histórico e cultural fortalecendo os laços sociais nos quais os sujeitos se constituem. A ênfase desse trabalho é o valor histórico presente na arte e na arquitetura da cidade de Lages, pretendemos refletir sobre a importância da presença na disciplina de Arte, da arte local, especialmente os espaços arquitetônicos que podem ser observados na cidade, através de um visitar histórico sobre o patrimônio artístico/cultural, evidenciando-os como parte de nossas histórias. Para tanto, tomamos como referencial teórico as discussões de Buoro (2003) a respeito da construção do olhar mediados pelo ensino da arte; em Fonseca (2003) sobre as questões de patrimônio e em Franz (2003) uma articulação que compreende a arte em sua dimensão crítica e social.

Published

2013-12-16

Issue

Section

Artigos