Reflections on distance education in arts in Brazil: diversity and inclusion

Authors

  • Gilmar Mazurkievicz
  • Katyúscia Sosnowski
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Keywords:

Educação a distância, internet, inclusão

Abstract

Este artigo enuncia o cenário da educação à distância no Brasil por meio da Internet, apontando o avanço e a instituição de cursos de graduação e pós-graduação na área de artes visuais nessa modalidade. Faz uma abordagem também de programas como a Universidade Aberta do Brasil e o Pró-licenciatura, desenvolvidos pelo governo federal. A metodologia qualitativa de cunho exploratório baseou-se na análise dos dados disponibilizados pelas instituições de ensino e pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Acredita-se que esta investigação possa colaborar na ampliação de pesquisas na área, na inclusão e qualificação de profissionais no âmbito da educação, bem como na qualificação e no oferecimento de novas propostas. Entre os principais resultados podemos destacar o pioneirismo da Universidade Nacional de Brasília- UnB, que articula arte e tecnologia no âmbito da formação de professores de arte no contexto da formação inicial e na pós-graduação.

Author Biographies

  • Gilmar Mazurkievicz
    Professor and researcher in Distance Education at the Universidade do Contestado; Specialist in Cyber Systems; Specialist in Distance Education; Master’s Degree in Computer Science; Doctor degree in Scientific and Technological Education.
  • Katyúscia Sosnowski
    Arts Educator in a private school; Specialist in Arts Education and Contemporary Technologies. Candidate for a Master’s Degree in Visual Arts at PPGAV / UDESC. Member of Research Group Education, Arts and Inclusion.
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
    Professor and researchers at the Distance Education Center – CEAD and at the Post-graduate Course in Visual Arts at PPGAV / UDESC. Principal of Research Group: Education, Arts and Inclusion.

Issue

Section

Artigos