Hashtags: o corte epistemológico como representação do inteligível e do sensível

Autores

  • Pedro Augusto Bocchese

Palavras-chave:

Hashtags, Corte epistemológico, Tecnologia, Filosofia, Conhecimento

Resumo

As últimas décadas que findaram o século XX, dando início ao que chamamos de terceiro milênio, apresentaram uma série de adventos tecnológicos que emergiram com poder no século XXI. A introdução dessas novas tecnologias aliadas aos dispositivos de acesso tais como, computadores, notebooks, e, mais recentemente, smartphones, phablets e tablets, resultou no aparecimento de comportamentos e ambientes sociais que antes não eram identificados na sociedade. O uso desses dispositivos aliados às questões das redes sociais tornam-se objetos de estudos muito significantes na área da tecnologia da informação, porém não obstante, realizar cruzamentos com o conceito do corte epistemológico de Platão podem enriquecer os aspectos das teorias da filosofia, do conhecimento e da tecnologia. O presente trabalho tem como objetivo analisar essas relações, mais especificamente o termo Hashtags quanto à questão de representações a partir do inteligível e do sensível. Os principais autores utilizados no trabalho foram Orlandi (1996 - 1999), Gallo (2011) e Descartes (1973). Esta pesquisa é do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir da análise foi possível identificar que o corte epistemológico faz parte de tudo que analisamos, desde a concepção dos objetos até no estudo do pensamento, e as Hashtags também se incluem nessa teoria.

Biografia do Autor

  • Pedro Augusto Bocchese
    Doutorando em Ciências da Linguagem, Coordenador dos Cursos de Segurança da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha – Caxias do Sul/RS

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