A ciência enquanto processo: um caso de divulgação
Autores
Giovanna Benedetto Flores
Universidade do Sul de Santa Catarina
Marci Fileti Martins
Universidade Federal de Rondônia
Solange Maria Leda Gallo
Universidade do Sul de Santa Catarina
Silvânia Siebert
Universidade do Sul de Santa Catarina
Palavras-chave:
Análise do Discurso, divulgação científica, Revista Laboratório Ciência em Curso
Resumo
O trabalho reflete sobre a produção do conhecimento científico na contemporaneidade discutindo especificamente os modos como esse conhecimento circula e como é divulgado. Estamos interessados no que se denomina divulgação científica, espaço social com forte injunção da mídia, em que, segundo alguns autores, o conhecimento científico “sai” de seu lugar “originário” e vai produzir sentidos no cotidiano dos não especialistas. Para isso, trazemos para a discussão a proposta de divulgação da Revista Laboratório Ciência em Curso (http://www.cienciaemcurso.unisul.br). A proposta da Revista é divulgar a ciência através de um site, em que a multiplicidade de meios como áudio, vídeo, texto, links possibilitem significar a ciência de modo não linearizado. Além disso, buscamos problematizar a forma de divulgação de ciência feita pelo jornalismo científico, já que o que se vê, hoje, nos materiais de divulgação de ciência, é uma tendência a fazer prevalecer os conhecimentos da própria mídia sobre ciência.
Biografia do Autor
Giovanna Benedetto Flores, Universidade do Sul de Santa Catarina
Jornalista, Prof.ª Drª. do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul
Marci Fileti Martins, Universidade Federal de Rondônia
Linguista, Prof.ª Drª. da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, RO
Solange Maria Leda Gallo, Universidade do Sul de Santa Catarina
Linguista, Prof.ª Drª. do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul
Silvânia Siebert, Universidade do Sul de Santa Catarina
Jornalista, Prof.ª Drª. do Curso de Comunicação Social da Unisul