A divulgação científica da revista laboratório Ciência em Curso

Autores

  • Giovanna Benedetto Flores Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Marci Fileti Martins Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Solange Maria Leda Gallo Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Silvânia Siebert Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Análise do Discurso, divulgação científica, Revista Laboratório Ciência em Curso

Resumo

O trabalho reflete sobre a produção do conhecimento científico na contemporaneidade discutindo especificamente os modos como esse conhecimento circula e como é divulgado. Estamos interessados no que se domina divulgação científica, espaço social com forte injunção da mídia, em que, segundo alguns autores, o conhecimento científico “sai” de seu lugar “originário” e vai produzir sentidos no cotidiano dos não especialistas. Para isso, trazemos para a discussão a proposta de divulgação da Revista Laboratório Ciência em Curso. A proposta da Revista é divulgar a ciência através de um site, em que a multiplicidade de meios possibilite significar a ciência de modo não linearizado. Busca também problematizar a forma de divulgação de ciência feita pelo jornalismo científico, já que o que se vê, hoje, nos materiais de divulgação de ciência, é uma tendência a fazer prevalecer os conhecimentos da própria mídia sobre ciência.

Biografia do Autor

  • Marci Fileti Martins, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Linguista, Prof.ª Drª. da Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Solange Maria Leda Gallo, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Linguista, Prof.ª Drª. do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul
  • Silvânia Siebert, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Jornalista, Prof.ª Drª. do Curso de Comunicação Social da Unisul

Downloads

Publicado

2012-07-09

Edição

Seção

Artigos