JUSTIÇA ANIMAL E PANDEMIAS: POR QUE A JUSTIÇA ANIMAL PODE PREVENIR NOVAS ZOONOSES PANDÊMICAS?

Autores

  • Ivanira PANCHERI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Roberto Augusto de Carvalho Campos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v11e23202185-99

Palavras-chave:

Justiça animal, maus-tratos, zoonoses, COVID-19, one health.

Resumo

O presente artigo objetivou correlacionar Justiça Animal e pandemias zoonóticas, mais especialmente, a COVID-19. A metodologia versada fora uma Pesquisa teórica. A dominação e a opressão a que submetemos os animais não humanos, concretizados nos inimagináveis maus-tratos, não somente os fere e mata, mas também repercute negativamente em nossas vidas e no meio ambiente sob a noção de One Health. A COVID-19 expõe outra vez o perigo letal do desrespeito ao Bem-estar Animal. A urgente conscientização da sociedade sobre a importância da Defesa Animal traduz-se como imprescindível na tentativa de reduzir os riscos de novas pandemias.

Biografia do Autor

  • Ivanira PANCHERI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    PANCHERI, Ivanira. Procuradora do Estado. Mestre em Derecho Animal y Sociedad pela Universit Autònoma de Barcelona (2019). Pós-Doutorado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2018). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1993). Mestrado em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-Graduação lato sensu em Direito Ambiental pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2009). Doutorado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2013). Professora colaboradora junto ao Docente Roberto Augusto de Carvalho Campos (USP) na área de Direito Animal. Coautora do livro "Crime de maus-tratos a animais e Abate humanitário".
  • Roberto Augusto de Carvalho Campos, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina(1982), graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de São Paulo (1995) e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Direito Penal,Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco-Universidade de São Paulo .Tem experiência na área de Neurocirurgia, Direito Médico e Medicina Legal,atuando principalmente nos seguintes temas:bioética, biodireito,deontologia e otoneurologia.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

De Direito