ANÁLISE DA LEI N°. 13.344/2016: OS MECANISMOS DE REPRESSÃO E PROTEÇÃO DAS MULHERES VÍTIMAS DE TRÁFICO INTERNACIONAL PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Alexandra dos Santos Reichert Univali
  • Jonathan Cardoso Régis Univali

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v11e23202135-42

Palavras-chave:

Dignidade humana, exploração sexual, tráfico de pessoas pessoas.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a eficácia da Lei nº. 13.344/2016 quanto à prevenção, repressão, proteção e assistência às vítimas do tráfico internacional para fins de exploração sexual no Brasil, em especial o gênero feminino. O delito em questão é uma afronta à dignidade humana, princípio este que será enfatizado inclusive em meio aos mecanismos de combate. De forma sucinta, o estudo abrangeu o conceito do Instituto da vitimologia, examinando perfis das vítimas, aliciadores e conceitos usados para o tráfico de pessoas e exploração sexual. Com breves dados sobre pessoas traficadas e rotas existentes no Brasil e no mundo o trabalho foi finalizado com a análise acerca da aplicabilidade da supracitada lei, assim como sua eficácia. Para encetar a investigação foi utilizado o método indutivo a ser operacionalizado com as técnicas do referente, das categorias, dos conceitos operacionais e da pesquisa de fontes documentais, resultando em uma fonte de pesquisa para os operadores do Direito.

Biografia do Autor

  • Alexandra dos Santos Reichert, Univali
    Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
  • Jonathan Cardoso Régis, Univali

    Doutor em Ciência Jurídica (Univali). Doctor en Derecho (Universidade de Alicante/Espanha). Mestre em Gestão de Políticas Públicas (Univali). Bacharel em Direito (Univali). Profº no Curso de Direito – Univali.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

De Direito