ANÁLISE DA LEI N°. 13.344/2016: OS MECANISMOS DE REPRESSÃO E PROTEÇÃO DAS MULHERES VÍTIMAS DE TRÁFICO INTERNACIONAL PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Alexandra dos Santos Reichert Univali
  • Jonathan Cardoso Régis Univali

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v11e23202135-42

Palavras-chave:

Dignidade humana, exploração sexual, tráfico de pessoas pessoas.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a eficácia da Lei nº. 13.344/2016 quanto à prevenção, repressão, proteção e assistência às vítimas do tráfico internacional para fins de exploração sexual no Brasil, em especial o gênero feminino. O delito em questão é uma afronta à dignidade humana, princípio este que será enfatizado inclusive em meio aos mecanismos de combate. De forma sucinta, o estudo abrangeu o conceito do Instituto da vitimologia, examinando perfis das vítimas, aliciadores e conceitos usados para o tráfico de pessoas e exploração sexual. Com breves dados sobre pessoas traficadas e rotas existentes no Brasil e no mundo o trabalho foi finalizado com a análise acerca da aplicabilidade da supracitada lei, assim como sua eficácia. Para encetar a investigação foi utilizado o método indutivo a ser operacionalizado com as técnicas do referente, das categorias, dos conceitos operacionais e da pesquisa de fontes documentais, resultando em uma fonte de pesquisa para os operadores do Direito.

Biografia do Autor

Alexandra dos Santos Reichert, Univali

Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Jonathan Cardoso Régis, Univali

Doutor em Ciência Jurídica (Univali). Doctor en Derecho (Universidade de Alicante/Espanha). Mestre em Gestão de Políticas Públicas (Univali). Bacharel em Direito (Univali). Profº no Curso de Direito – Univali.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

De Direito