O papel do advogado na negociação na sociedade contemporânea

Autores

  • Biela Jr
  • Glaucia Guisso Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v9e172018183-192

Palavras-chave:

Negociação. Advogado. Litígio. Ética. Meios adequados de solução consensual de conflitos.

Resumo

O presente artigo analisa o papel do advogado no procedimento de negociação no Estado Democrático de Direito, a partir do método de negociação de Harvard e da teoria da comunicação não--violenta, viabilizando a comunicação efcaz, desde o seu planejamento, execução, fnalização, incentivando a continuidade das relações humanas, mesmo após o término da negociação.

Biografia do Autor

  • Biela Jr
    Advogado e professor de Direito Civil e Ética Profssional. Relator da XVIII Turma Disciplinar do TED da OAB/SP 2012/2015/2018. Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos na área de concentração Responsabilidade Civil Ambiental. Pós-graduado lato sensu em Responsabilidade Civil pela FAAP e em Direito Processual Civil pelo Mackenzie. Possui MBA em Gestão de Negócios Imobiliários pela FMU. Autor de obras jurídicas.
  • Glaucia Guisso Fernandes
    Advogada. Conciliadora e Mediadora. Professora de Direito na Universidade Nove de Julho e no Centro Paula Souza. Licenciada em Direito na Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos. Especialista em Direito Empresarial na Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil na Escola Paulista de Direito. Instrutora na Ofcina de Oratória Forense na Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

De Direito: De sustentabilidade jurídica e sistêmica