O cinema como elemento mobilizador na construção de textos no curso de Direito

Autores

  • Gabriel Henrique Collaço

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v1e1201023-33

Palavras-chave:

Cinema no ensino superior, Leitura e produção textual, Ensino do Direito

Resumo

O presente artigo apresenta o relato da experiência do uso do cinema em sala de aula presencial como recurso didático. A estratégia integra o plano de técnicas criativas da disciplina Leitura e Produção Textual para a construção do texto no curso de Direito. O objetivo é mostrar como acontece o trabalho com o uso do cinema para a mobilização dos mecanismossensoriais nos acadêmicos participantes e mudanças na redação de textosjurídicos e, ainda, apresentar estratégias aos professores que desejam trabalharcom o recurso audiovisual, no caso, o cinema. Assim, com o usodo cinema em sala de aula, os acadêmicos e professores percebem a construçãoda narrativa cinematográfica em determinado contexto, avaliam,criticam e identificam elementos que trazem reflexões sobre a vida emsociedade e sobre as possíveis produções textuais, além das noções básicasde audiovisual em suas formações.

Biografia do Autor

  • Gabriel Henrique Collaço
    Jornalista Profissional, Especialista em Jornalismo Cultural pela PUC/SP, Especialista em Metodologia da Educação a Distância e em Docência para o Ensino Superior pela Unisul/SC, Professor de cursos de graduação e pós-graduação da Unisul/SC.

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Publicado

2010-07-01

Edição

Seção

Artigos