OS IDEAIS REPUBLICANOS ONTEM E HOJE: IMPACTOS DO NEOLIBERALISMO NOS DIREITOS SOCIAIS

Autores

  • Daniel Rubens CENCI Universidade de Santiago do Chile
  • Tatiane BURMANN Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Vanderlise Wentz BAÚ UNIJUÍ

Resumo

RESUMO

Que valor tem uma República quando suas relações não são capazes de combater o que conduz ao interesse privado, ao arbítrio, à subserviência perante o poder e, nem mesmo, potencializar a elevação dos indivíduos à participação cívica? Sendo esse, infelizmente, o atual contexto sócio-político do Brasil, o presente trabalho busca, através de uma revisão bibliográfica, analisar as possíveis falhas dos ideais republicanos, desde a sua origem, na Antiguidade, proporcionando uma reflexão sobre as alterações necessárias para a concretização de um republicanismo ético e moral.

PALAVRAS-CHAVE: Ideais; República; Sociedade; Valores.

 

ABSTRACT

What value does a Republic have when its relations are unable to combat what leads to private interest, agency, subservience to power, and not even to elevate the elevation of individuals to civic participation? The present work, in this context, seeks, through a bibliographical review, to analyze the possible flaws of republican ideals, from its origin, in antiquity, providing a reflection on the changes necessary for the achievement of an ethical and moral republicanism. 

KEYWORDS: Ideals; Republic; Society; Values.

Biografia do Autor

  • Daniel Rubens CENCI, Universidade de Santiago do Chile
    Pós-Doutor em Geopolítica Ambiental Latino-americana, pela USACH - Universidade de Santiago do Chile. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre em Direito pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul (2002). Professor da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul nos cursos de graduação em Direito, Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, Professor do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade junto ao DEAG/UNIJUI. Coordenou o Núcleo de Pesquisa do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais compondo o Comitê de Pesquisa da UNIJUI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e áreas propedêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, sociedade sustentável, legislação ambiental, gestão de políticas públicas e desenvolvimento regional. Coordenador do grupo de pesquisa Cidade, Saúde e Sustentabilidade. Pesquisador colaborador do Projeto COMPARTE/ UE - com universidades de Madrid, Barcelona, Girona e Universidade de Manágua. Professor do curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade, em Posadas na UGD - Universidad Gastón Dacharry. Professor colaborador da UNITINERANTE.
  • Tatiane BURMANN, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Mestre em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2014). Atuou como Procuradora do Município de Ijuí/RS (2010-2015) e professora hora-aula na Universidade de Cruz Alta e na Fundação Educacional Machado de Assis (2015). Atualmente, doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação de Teoria e História do Direito da Universidade de Lisboa.
  • Vanderlise Wentz BAÚ, UNIJUÍ
    Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2014). Professora de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo na Universidade de Passo Fundo - UPF, no curso de Graduação em Direito, desde 1999 e na Pós-graduação & quot; lato sensu" em Direito Processual Civil, desde 2014. Coordenadora do Curso de Direito do campus de Carazinho da Universidade de Passo Fundo. Coordenadora do projeto de extensão "Balcão do Consumidor" da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, campus de Carazinho. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Artigos