A "œABORDAGEM DAS CAPACIDADES" NA TEORIA DE AMARTYA SEN SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Thais Novaes CAVALCANTI PUCSP
  • Elisaide TREVISAM UFMS

Resumo

RESUMO 

A presente pesquisa tem o objetivo de desenvolver uma breve reflexão sobre Amartya Sen e sua teoria da abordagem das capacidades (capabilities approach) para o alcance do desenvolvimento humano. Em um primeiro momento, será feita uma breve análise conceitual das capacidades humanas que dará sustentação, em um segundo momento, à abordagem das capacidades como desenvolvimento humano para, por fim, concluir que a abordagem das capacidades humanas constitui uma estratégia de desenvolvimento das instituições políticas, da sociedade e do Estado democrático. Para alcançar os objetivos propostos na presente reflexão, a pesquisa será elaborada por meio de uma análise bibliográfica através de um método dedutivo. 

PALAVRAS-CHAVE: Amartya Sen; capacidade; capabilities approach; liberdade; desenvolvimento humano.

 

ABSTRACT

The present research aims to develop a brief reflection about Amartya Sen and the capabilities approach created by him to reach of human development. At first, a brief conceptual analysis of the human capacities, in a second moment, the capabilities approach used to formed the concept of human development, lastly, to conclude that the human capabilities approach constitutes a strategy for the development of political institutions, society and the democratic State. To reach the objectives proposed in the present reflection, the research will be elaborated through a bibliographical analysis through a deductive method.

KEYWORDS: Amartya Sen; capabilities; capabilities approach; freedom; human development.

Biografia do Autor

  • Thais Novaes CAVALCANTI, PUCSP

    Doutora em Direito Constitucional e Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Master em Teologia pela Pontifícia Università Lateranense de Roma - Itália. Professora do programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Alteridade na Universidade Católica de Salvador. Coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Coordenadora do Observatório da Subsidiariedade que estuda a atuação da sociedade civil organizada nos Direitos Fundamentais.

  • Elisaide TREVISAM, UFMS
    Doutora em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direitos Humanos. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Pesquisadora na área do Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Filosofia do Direito. Professora Visitante Nacional no Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos