APROXIMAÇÕES ENTRE A ÉTICA ARISTOTÉLICA E A FILOSOFIA EXISTENCIALISTA SARTREANA

Autores

  • Nuno Manuel Morgadinho dos Santos COELHO Universidade de São Paulo - USP
  • Gabriel de Aguiar TAJRA Universidade de São Paulo - USP

Resumo

RESUMO

Este trabalho reflete sobre a liberdade e a intersubjetividade no agir, propondo uma aproximação crítica entre a Ética a Nicômaco, de Aristóteles, e a conferência O Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre. Interessa repensar, em diálogo com os dois autores, a liberdade, o inacabamento do ser humano e a sua autoconstrução por meio da ação sob a qual se põe em relação com o mundo e os outros. Estas questões abrangem tópicos como a natureza humana, a relevância do ato como transformação do projeto em realidade, a voluntariedade e a responsabilidade das decisões. O método consiste em interpretar os textos discutidos em busca da posição que assumem com respeito à relação liberdadeintersubjetividade, a fim de repensá-las a partir de seu cotejamento.

PALAVRAS-CHAVE: Ética; Existencialismo; Sartre; Ética a Nicômaco; Aristóteles; Liberdade; Intersubjetividade.

 

ABSTRACT

This is a study of freedom and intersbujectivity in action, proposing a critical connection between the Nicomachean Ethics, by Aristotle, and The Existentialism is a Humanism, a conference by Jean-Paul Sartre. The dialogue between both authors enables to rethink freedom, the nature unfinished of man and he"™s self-construction through his actions with the world and another individuals. Those questions involves topics like human nature, the relevance of acting by transposing the project into reality, willingness and responsibility of decisions. The method of analysis consists in an interpretation of the discussed texts, understanding those positions about the relations between intersubjectivity-freedom and with the objective of rethinking it by some connections of both texts.

KEYWORDS: Ethic; Existentialism; Sartre; Nicomachean Ethics; Aristotle; Freedom; Intersubjectivity.

Biografia do Autor

  • Nuno Manuel Morgadinho dos Santos COELHO, Universidade de São Paulo - USP
    Professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). E-mail: [email protected].
  • Gabriel de Aguiar TAJRA, Universidade de São Paulo - USP
    Acadêmico de Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: [email protected].

Downloads

Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Artigos