MUNDO DA VIDA E SUBSISTEMAS: PRESSUPOSTOS PARA UMA ÉTICA DISCURSIVA DO DIREITO

Autores

  • Luciano Braz da SILVA Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM

Resumo

RESUMO

O presente artigo pretendendo fazer uma releitura dos pressupostos de validade do direito toma como campo de pesquisa o mundo da vida interpretado como esfera dos discursos, dos diálogos interpelativos, e do próprio exercício democrático. Este esboço é suficiente para levantar o problema típico das sociedades modernas: como estabilizar, na perspectiva própria dos atores, a validade duma ordem social, na qual ações comunicativas tornam-se autônomas e claramente distintas de interações estratégicas? O presente artigo tem como foco de pesquisa examinar o déficit teórico quanto as possibilidades de implementação do exercício democrático, o reconhecimento, bem como analisar a relação de completitude entre a política e o direito.

PALAVRAS CHAVE: Dignidade Humana. Reconhecimento. Emancipação. Razão Comunicativa.

ABSTRACT

This article intends to reconsider the validity of the assumptions of right takes as a research field of life interpreted the world as a sphere of speeches, dialogues interpelativos, and the very democratic exercise. This sketch is enough to raise the typical problem of modern societies: how to stabilize in the proper perspective of the actors, the validity of a social order in which communicative actions become autonomous and clearly distinct strategic interactions? This article focuses on research examining the theoretical deficit as the possibilities of implementing the democratic exercise, recognition, and analyze the relationship between the completeness of politics and law.

KEYWORDS: Human Dignity. Recognition. Emancipation. Reason Comunicativa

 

Biografia do Autor

  • Luciano Braz da SILVA, Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM
    Advogado. Mestre em filosofia do direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), com Bolsa Caps. Graduado no Curso de Direito do Univem. Bolsista pela FAPESP / Iniciação Científica 2008 - 2009 com deferimento de renovação para 2010. Diretor do Diretório Acadêmico do Curso de Direito do Univem 2008. Graduado no ano de 2004 no curso de Teologia pelo I.B.E.S. Integrante do Grupo de Pesquisa Científicas GEP - Univem. Possui cadastro no Grupo de pesquisa - Processos político-sociais e exclusão - Unesp-Marília. Pesquisador com cadastro junto ao CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - desde 2009. Atualmente desenvolve pesquisas científicas nas áreas de Ciência Política, Teoria do Estado, Democracia, Estado Democrático de Direito, Direitos Humanos e Ética com base na filosofia habermasiana; cujas pesquisas procuram: investigar nexos recíprocos entre teoria lingüística e ética na obra de Jürgen Habermas; analisar os diálogos estabelecidos por esse filósofo com outros pensadores modernos e contemporâneos, bem como diagnosticar a influência destes na estruturação de sua filosofia; pesquisar a temática dos direitos humanos a partir da filosofia política de Habermas e do diálogo que estabelece com comunitaristas, liberais e republicanos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos