Dano moral à pessoa jurídica: uma análise pela via semiótica

Autores

  • Maria Francisca CARNEIRO

Resumo

RESUMO

Trata-se de uma análise semiótica, portanto, parte das características lingüístico-comunicativas, aqui entendidas como matriz de pensamento, sobre a questão da imputação e da reparação do dano moral à pessoa jurídica. Desse modo, é um trabalho de natureza interdisciplinar. Entabula-se uma reflexão sobre a Semiótica ou Semiologia, seu conceito, atualidade, sentido e alcance. Em seguida, examina-se a linguagem do Direito sobre a pessoa jurídica e o dano moral, em diferentes ordenamentos jurídicos, concluindo-se sobre a sua viabilidade semiológica, em consonância com os feitos da jurisprudência.

PALAVRAS-CHAVE

Linguagem "“ Semiótica "“ comunicação "“ Direito "“ pessoa jurídica "“ dano moral "“ responsabilidade "“ interdisciplinaridade

Biografia do Autor

  • Maria Francisca CARNEIRO

    Pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Lisboa; doutora em Direito pela UFPR; mestre em Educação pela PUC/PR; bacharel em Filosofia pela UFPR; advogada; graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba; ex-professora da Faculdade de Direito de Curitiba; membro do Centro de Letras do Paraná e da Italian Society for Law and Literaure.

Downloads

Edição

Seção

Artigos