O LUGAR DE FALA DO LEITOR NA REVISTA GLOBO RURAL (1985-2015)

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Recepção, Opinião, Leitor, Globo Rural

Resumo

O estudo analisa o lugar de fala do leitor na revista Globo Rural, tomando como referência as teorias da comunicação que enfocam o papel ativo da recepção na circularidade do processo comunicacional. O corpus compõe-se de 1170 unidades textuais publicadas na seção de opinião de 30 edições da revista, abrangendo o intervalo de tempo entre 1985 e 2015. Com abordagem qualitativa, investiga-se o lugar de fala que se demarca discursivamente na interação entre público e revista, buscando associá-lo às posições de decodificação, quando assumidas pelos leitores. Depreende-se que o gênero textual e o formato editorial estabelecem uma inter-relação com os consumidores midiáticos e, embora a mediação pelo diálogo com um sujeito rural vislumbrado se evidencie, não é exclusiva.

Biografia do Autor

  • Dra. Isadora Moreira Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa

    Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisadora de Pós-Doutorado no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa

  • Dra. Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora do Observatório da Juventude Rural.

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos